18 de novembro de 2014
16h32min -
Atualizado em 18 de novembro de 2014 às 16h32min
ViraVida: ANADEP e SESI assinam acordo de cooperação técnica para o enfrentamento à violência sexual

Na ocasião, a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, afirmou que a pauta é uma das prioridades da ANADEP e que entrará na história da Entidade por propiciar aos defensores mais capilaridade ao trabalho desenvolvido na área. “Uma iniciativa que atende a um dos grupos de pessoas que convivem com a multivulnerabilidade. Nós vamos trabalhar para que esta cooperação vá além do papel e que seja uma atuação efetiva”, garantiu.
O diretor de assuntos institucionais da Escola Nacional dos Defensores Públicos (ENADEP), que articulou a parceria, Evenin Ávila, abriu sua exposição destacando que o projeto é de vanguarda, reconhecido mundialmente. “Esses jovens são expostos aos mais diversos abusos. Para eles, o núcleo familiar praticamente não existe. São sozinhos. Convivi com esses meninos, que apesar do sofrimento tem muita sinergia. A Defensoria Pública, ao aproximar-se desta iniciativa, dará uma contribuição ímpar. Apesar de nos faltar estrutura, temos os melhores operadores do sistema de justiça: os defensores. Nós, como ninguém, atuamos no trabalho do resgate da dignidade humana. A nossa ajuda é extremamente qualificada. O ViraVida tira o jovem do descaso e do abandono e o reinsere no mundo da esperança. É uma transformação de vidas. É um projeto peculiar porque eles fazem a intervenção no momento correto. Essas minorias precisam de um diferencial. Esse é o caminho. Hoje mostramos que a nossa luta não é apenas corporativa, mas de busca pela tecnologia social”, pontuou.
Emocionado, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, disse que o acordo de cooperação com a ANADEP trará frutos positivos para o ViraVida. “Esse tema toca fundo. Essa parceria nos proporcionará a fazer trabalhos em território nacional. É uma iniciativa que oferece oportunidades a jovens que tem vontade de aprender e que possuem muita criatividade. Jovens que muito cedo perderam seus direitos mais básicos”, completou o dirigente.
Também presente na ocasião, a coordenadora do ViraVida no Distrito Federal, Cida Lima, anunciou que o projeto na capital está consolidado e avaliou a parceria com a Defensoria Pública como muito positiva. “Os defensores públicos do DF prestam assistência jurídica gratuita aos adolescentes do programa. Além disso, o Departamento de Atividade Psicossocial da DPDF inclui os jovens em projetos sociais como Paternidade Responsável, Grupo de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, Programa de Atenção à População em situação de rua e Programa de Atenção à Saúde Mental. A partir dos Núcleos da Infância e Juventude, Mulher, Saúde, Execução de Medidas Sócioeducativas e Escola da Defensoria do DF, os adolescentes também têm aulas de educação em direitos por meio do projeto Conhecer Direito On-line”, relatou.
ViraVida: O programa busca transformar a vida das vítimas mediante oferta de cursos que abrangem áreas como moda, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, gastronomia, comunicação digital, administração, entre outras. O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEST, SENAT, SEBRAE e SESCOOP).

A Defensoria Pública do Distrito Federal foi a precursora na implantação do programa, que já foi adotado também por outras Defensorias Públicas no Brasil como: Ceará, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Em maio deste ano, ONU, SESI e governo brasileiro também assinaram acordo de cooperação para dar mais um passo para a transferência da tecnologia social do ViraVida a outros países. Em 2013, a iniciativa também foi premiada pela Secretaria de Direitos Humanos e recebeu selo da ONU.
Fonte: ANADEP
Fonte da Notícia:
Mais Notícias
23
set
2020

Amdepro parabeniza DPE-RO pela criação do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos.
8
set
2020

Defensoras públicas de RO discutem obras de autoras feministas sobre gênero e raça em debates promovidos pela Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep
7
ago
2020

Presidente da Amdepro participa de reunião no Conselho Superior da DPE-RO
3
ago
2020

Defensor público-geral Hans Lucas Immich destaca importância do boletim do Gaepe-RO
3
ago
2020

Defensor público de RO Lucas do Couto participa da 6ª reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Anadep
15
jan
2020

Defensores públicos Dayan Albuquerque e Diego César irão ministrar curso em Ji-Paraná sobre a atuação da Defensoria Pública no júri
11
jan
2020

Com atuação do defensor público, DPE-RO obtém decisão judicial em favor dos moradores de ramal
13
jan
2021

Defensor público têm artigos publicados em revistas internacionais e também no Brasil
23
dez
2020

Até dia 30 de janeiro, defensores podem aderir ou incluir seus dependentes no plano de saúde Unimed sem carência
18
dez
2020

História de Defensor: defensor público Kelsen Santos participa de entrevista da Anadep
17
dez
2020
