V Jornada da Enadep focará no debate sobre questões étnico-raciais na Defensoria Pública

Um dos principais objetivos da nova diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) é ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública. A ideia é que haja mais diretrizes para equidade e paridade racial na ocupação dos espaços de poder dentro e fora da Instituição, bem como a promoção de eventos e seminários sobre o tema. Desta forma, a Anadep, a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (Enadep) e a Comissão da Igualdade Étnico-Racial promoverão a V Jornada: Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista”. Ao todo serão quatro aulas que terão início no dia 1º de março e término no dia 22/3, no aplicativo Zoom.
O principal objetivo da jornada é discutir práticas antirracistas no âmbito defensorial. Durante as exposições serão analisados instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas, a naturalização de esteriótipos racistas e como isso respalda atuações institucionais. O foco central da jornada será o de desenvolver soluções criativas sobre o tema. A programação contará com referências bibliográficas que serão analisadas ao longo da capacitação.
Entre os temas a serem discutidos, estão: aspectos introdutórios ao estudo da temática étnico-racial; racismo na percepção de práticas ancestrais das populações negras e indígenas: o uso de instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas; desconstruindo estereótipos: os desafios da autodeterminação dos povos indígenas; e políticas institucionais antirracistas.
Inscrições: Ao todo serão oferecidas 230 vagas, sendo 200 para associadas e associados da Anadep e 30 para assessores das Associações Locais. Os interessados podem inscrever-se até 18h da próxima quinta-feira (25) ou enquanto durarem as vagas. Haverá certificação para todas e todos que participarem e assinarem a lista de presença de, pelo menos, três aulas.
Clique aqui e inscreva-se;
Clique aqui e confira o edital.
Fonte da Notícia:
Mais Notícias

Amdepro parabeniza DPE-RO pela criação do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos.

Defensoras públicas de RO discutem obras de autoras feministas sobre gênero e raça em debates promovidos pela Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep

Presidente da Amdepro participa de reunião no Conselho Superior da DPE-RO

Defensor público-geral Hans Lucas Immich destaca importância do boletim do Gaepe-RO

Defensor público de RO Lucas do Couto participa da 6ª reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Anadep

Defensores públicos Dayan Albuquerque e Diego César irão ministrar curso em Ji-Paraná sobre a atuação da Defensoria Pública no júri

Com atuação do defensor público, DPE-RO obtém decisão judicial em favor dos moradores de ramal

Presidente da Amdepro participa de AGE da Anadep e debate pautas de interesse da categoria

Sou mulher e luto todos os dias por isso: “Importante a conscientização coletiva”, diz Defensora Pública Luciana Câmara

Nota de pesar: Amdepro manifesta pesar pela morte do coordenador do curso de Direito da FCR, Stênio Castiel
