DPE investe em audiências de conciliação para reduzir demanda de ações judiciais
Durante três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feira) a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), através do posto de atendimento da zona leste de Porto Velho, realiza trabalho de conciliação extrajudicial. O objetivo é reduzir a quantidade de ações judiciais.
Dependendo da situação, são realizadas de três a cinco audiências por dia. “As questões mais complexas ocorrem quando uma das partes é reticente em aceitar o acordo, sendo assim a conciliação é mais demorada”, declarou a defensora pública Morgana Batista Carvalho, que responde pelo posto de atendimento.
Segundo ela, os casos de separação em que um dos envolvidos ainda mantém sentimentos em relação ao parceiro (a) são sempre mais difíceis de resolução. “Esses geralmente são os mais complicados e requer um pouco mais de diálogo”, disse.
Cobrança de dívidas, de acordo com ela, também leva um pouco mais tempo para se chegar a um entendimento. Alimentos (pensão) são os casos mais rápidos.
Entre os meses de agosto e setembro foram realizadas 57 audiências, sendo 25 no primeiro e 34 no segundo. Desse montante, 89% gerou acordo, 6% não entraram em entendimento e 10% não compareceram. Neste mês de outubro já estão programadas 20 audiências. Para a defensora pública, é preciso criar a cultura de conciliação, só assim aumentará a o número de audiências.
“Nosso objetivo é fazer com que as partes envolvidas resolvam a situação sem necessidade de recorrer à Justiça. Porém, é fundamental que ambos saiam satisfeitos com o acordo fechado”, observou.
Fonte: Ascom/DPE-RO
Fonte da Notícia:
Mais Notícias

Amdepro parabeniza DPE-RO pela criação do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos.

Defensoras públicas de RO discutem obras de autoras feministas sobre gênero e raça em debates promovidos pela Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep

Presidente da Amdepro participa de reunião no Conselho Superior da DPE-RO

Defensor público-geral Hans Lucas Immich destaca importância do boletim do Gaepe-RO

Defensor público de RO Lucas do Couto participa da 6ª reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Anadep

Defensores públicos Dayan Albuquerque e Diego César irão ministrar curso em Ji-Paraná sobre a atuação da Defensoria Pública no júri

Com atuação do defensor público, DPE-RO obtém decisão judicial em favor dos moradores de ramal

Defensor público têm artigos publicados em revistas internacionais e também no Brasil

Até dia 30 de janeiro, defensores podem aderir ou incluir seus dependentes no plano de saúde Unimed sem carência

História de Defensor: defensor público Kelsen Santos participa de entrevista da Anadep
