Defensoria realiza atendimento itinerante em Chupinguaia e distritos de Vilhena

Defensora Ilcemara Lopes realiza, desde fevereiro de 2016, atendimento mensal itinerante em Chupinguaia e distritos
A população de Chupinguaia e dos distritos de Vilhena receberão atendimento itinerante da Defensoria Pública de Rondônia, nessa quinta-feira (4). A iniciativa é realizada pela defensora Ilcemara Sesquim Lopes, em parceria com o promotor de Justiça Paulo Lermen. Durante um dia inteiro, os moradores das localidades, distantes até cerca de 140 quilômetros de Vilhena, onde fica a Comarca, poderão esclarecer dúvidas sobre questões jurídicas e, dependendo do caso, fechar acordos ou entrar com ações.
O atendimento itinerante, que integra o Projeto MP Cidadão, é realizado mensalmente desde fevereiro deste ano. “Com a ação, possibilitamos acesso à Justiça a pessoas que antes nem saberiam que têm direitos. Um dos distritos fica a quase 150 quilômetros de Vilhena, tornando praticamente impossível a ida da população até a Defensoria e o MP. Se elas não tivessem esse tipo de atendimento, elas nem buscariam diversos direitos”, ressalta Ilcemara.
Ainda segundo a defensora, a prestação dos serviços nos locais é um pedido antigo da população, que devido à distância, encontra dificuldade em se deslocar até a sede do Posto Avançado da Defensoria, em Vilhena, e, muitas vezes, chega a abrir mão de seus direitos por não conseguir chegar até a cidade.
Na última edição, realizada em 7 de julho, foram atendidas mais de 60 pessoas, que buscavam orientações em diversas áreas. Os casos mais comuns, conforme a defensora pública, são relacionados à saúde e questões de Direito de Família como guarda de filhos, pensão alimentícia e divórcios.
Além dos atendimentos, Ilcemara e Paulo aproveitam as visitas para se reunir com autoridades locais na busca de solução para diversos problemas das comunidades. “Em julho, conseguimos discutir com membros dos Conselhos Municipais de Saúde e Secretários de Saúde e Assistência social um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores desses locais: o TFD [Tratamento Fora do Domicílio] intermunicipal”, conta a defensora.
Mais informações sobre o atendimento itinerante podem ser obtidas no Posto Avançado da Justiça em Chupinguaia.
Fonte da Notícia:
Mais Notícias

Amdepro parabeniza DPE-RO pela criação do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos.

Defensoras públicas de RO discutem obras de autoras feministas sobre gênero e raça em debates promovidos pela Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep

Presidente da Amdepro participa de reunião no Conselho Superior da DPE-RO

Defensor público-geral Hans Lucas Immich destaca importância do boletim do Gaepe-RO

Defensor público de RO Lucas do Couto participa da 6ª reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Anadep

Defensores públicos Dayan Albuquerque e Diego César irão ministrar curso em Ji-Paraná sobre a atuação da Defensoria Pública no júri

Com atuação do defensor público, DPE-RO obtém decisão judicial em favor dos moradores de ramal

Juntos pela Inclusão Social promove educação em direitos virtual e gratuita durante período de isolamento

Defensor público têm artigos publicados em revistas internacionais e também no Brasil

Até dia 30 de janeiro, defensores podem aderir ou incluir seus dependentes no plano de saúde Unimed sem carência
