Defensora pública Flávia Albaine promove visitas em escolas de Colorado do Oeste para ver situação de inclusão de pessoas com deficiência
A defensora pública Flávia Albaine promoveu, recentemente, visitas nas escolas públicas do município de Colorado do Oeste. O objetivo é buscar informações sobre a inclusão de pessoas com deficiência em salas de aula.
A Constituição Federal, por meio do artigo 208, inciso III, estabelece o direito a pessoas com necessidades especiais a receberem educação regular, preferencialmente, na rede regular de ensino.
Para Flávia Albaine, a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de rede de ensino coloca grandes e novos desafios para o sistema educacional, tanto para professores das escolas comuns como de ensino especial, para a sociedade, pais e a própria instituição. “A escola deve se reformular para acolhê-los, buscando compreender suas diferenças e reconhecê-lo como ser capaz, na sua condição humana”, ressalta.
Nas escolas comuns, há um número significativo de crianças com deficiência. Para a defensora pública, há a necessidade de se discutir sobre o papel da instituição de ensino, para que haja compreensão e consolidação das diferenças em sala de aula. “A Defensoria Pública tem o papel importante em cumprir o dever de estar acompanhando essa situação de inclusão e acessibilidade aos alunos especiais, e estaremos de prontidão para atender as necessidades dessas crianças”, enfatiza.
A defensora pública completa: “o aluno com deficiência e o sem deficiência podem sair ganhando em questão de convivência, pois será uma troca de experiências e a oportunidade de relação, que possa estimular e incentivar a pensar, conviver com a diversidade, ter aprendizagens diferentes e construir conhecimentos, por meio de novas formas de interação, como libras e braile, como forma de comunicação”, conclui.
Visita às escolas públicas
Flavia Albaine está fazendo visitas nas escolas públicas de Colorado do Oeste com o objetivo de ver como está sendo a inclusão escolar da pessoa com deficiência na prática. Também visa detectar aquilo que a Defensoria Pública pode fazer para melhorar a realidade local.
Fonte da Notícia: Ascom Amdepro
Mais Notícias

Amdepro parabeniza DPE-RO pela criação do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos.

Defensoras públicas de RO discutem obras de autoras feministas sobre gênero e raça em debates promovidos pela Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep

Presidente da Amdepro participa de reunião no Conselho Superior da DPE-RO

Defensor público-geral Hans Lucas Immich destaca importância do boletim do Gaepe-RO

Defensor público de RO Lucas do Couto participa da 6ª reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Anadep

Defensores públicos Dayan Albuquerque e Diego César irão ministrar curso em Ji-Paraná sobre a atuação da Defensoria Pública no júri

Com atuação do defensor público, DPE-RO obtém decisão judicial em favor dos moradores de ramal

Defensora pública Flávia Albaine participa da primeira reunião da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Anadep

Nota de pesar: Amdepro manifesta pesar pela morte do Desembargador aposentado Walter Waltenberg

Juntos pela Inclusão Social promove educação em direitos virtual e gratuita durante período de isolamento
