História da Amdepro

A Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) foi criada em 25 de maio de 2002, com sede no bairro Arigolândia em Porto Velho. Em 2011, passou a funcionar juntamente com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), no bairro Pedrinhas, em um prédio onde eram instaladas as secretarias estaduais, hoje Centro Político Administrativo (CPA). Somente em 2014, a associação fixou sede no atual endereço, após a DPE-RO se mudar para as novas instalações, onde também funciona atualmente, na rua Padre Chiquinho, nº 913, 3º andar, sala 12, bairro Pedrinhas.

Desde seu surgimento, a Amdepro atua como entidade de classe, com prazo indeterminado, sem fins lucrativos, regida pelo estatuto, que dispões suas finalidades. Entre elas, a defesa das prerrogativas dos interesses da Defensoria Pública em geral, em juízo ou fora dele, lutando para a completa independência da instituição, mantidas e aprimoradas as garantias essenciais à carreira e ao congraçamento da Defensoria.

Sua história também contempla a colaboração com a Defensoria Geral e com os Poderes Públicos em todos os assuntos pertinentes à instituição, além do estudo dos vários ramos do Direito, sua evolução no plano nacional e internacional, suas semelhanças, diferenças e origem.

Hoje, com 14 anos de fundação, a associação realiza convênios que garantem benefícios aos defensores públicos associados e a seus familiares, como por exemplo, parceria com empresas que disponibilizem descontos na aquisição de produtos ou serviços, ou até mesmo, em instituições de ensino: faculdades, cursos de especialização, entre outros.