9 de dezembro de 2021 16h15min - Atualizado em 9 de dezembro de 2021 às 16h17min

Adepro participa de última AGE de 2021 da Anadep, em Brasília (DF)

  • A+
  • A-

Cumprindo sua função associativa, a Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos de Rondônia (Adepro) participou, nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), da última Assembleia Geral Extraordinária de 2021 da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). A Adepro foi representada pela presidenta da entidade, Débora Machado.

O encontro ocorreu de forma híbrida, com participação via zoom e de representantes das associações locais na sede da entidade. As defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo, além de pautas institucionais.

A reunião foi aberta com um resgate de todo o trabalho realizado pela associação nacional no âmbito legislativo. Houve apresentação do diretor para assuntos legislativos, Allan Joos, e do assessor parlamentar, Enrico Ribeiro. Durante todo o ano, a Anadep teve mais de 100 reuniões com parlamentares, participação em 40 audiências públicas e produziu 12 notas técnicas sobre projetos que tramitam no Congresso Nacional.

Outro destaque foi a análise da pauta jurídica. A presidenta, Rivana Ricarte, fez um panorama do trabalho e passou a palavra para o advogado da Anadep, Ilton Norberto Robl Filho e para a diretora jurídica, Juliana Lavigne. Nos últimos 12 meses, houve 32 reuniões da diretoria jurídica para balizar os trabalhos. Além disso, houve ingresso de amicus curiae em 12 Ações, produção de 31 memoriais e sustentação oral em 18 julgamentos. O panorama das ações que estão em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) também foi relatado.

A reunião também retomou o debate e a análise da contratação do seguro de saúde nacional para a categoria. Em seguida, a presidenta da Anadep ressaltou o trabalho de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como a atualização de cadastro de associadas e associados na área restrita do site.

Por fim, o relatório de gestão do segundo semestre foi apresentado aos participantes da AGE. O documento ficará disponível no site, na aba bibliotecas.

Fonte da Notícia: Ascom Adepro